segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Textos da Galera!!



O texto de hoje é da aluna Dayane Candido Alves, turma 1 da manhã, que nos enviou o seu relato sobre a palestra "A Mulher e a Mídia" da qual participou. Esperamos que o pessoal traga mais textos, poesias, experiências, fotos para a gente publicar!!


Nesse último final de semana, aconteceu aqui no Rio de Janeiro a quarta edição do Seminário “A mulher e a mídia”, promovido pelo Instituto Patrícia Galvão com apoio da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), no qual o Sobrado Cultural esteve presente através da aluna Dayane Candido Alves.

No seminário, foram discutidos temas voltados para a reflexão sobre a atuação da mídia brasileira em relação às mulheres como, por exemplo: TV pública; A ampliação dos canais de expressão pra mulheres; A mídia desqualifica as mulheres no poder; Valores, opinião e o protagonismo das mulheres; A falta de sintonia frente aos novos tempos e a insensibilidade da mídia na relação com as mulheres no poder; Cultura, comunicação e uma mídia não-discriminatória; Difusão de imagens não-discriminatórias e não-estereotipadas das mulheres; Construção de mecanismos de controle social nos meios de comunicação; As mulheres e as novas fronteiras da mídia; entre outros.

Dentre as palestrantes, estavam presentes a Ministra Nilcéa Freire (SPM), a coordenadora da ONG Criola Jurema Werneck, a diretora do Instituto Patrícia Galvão Jacira Melo, bem como a Psicóloga do Observatório da Mulher e Articulação Mulher e Mídia Rachel Moreno.
Durante o seminário, reforçou-se a importância da Lei Maria da Penha uma vez que se comemora o primeiro ano de sua vigência. Para a ministra, a Lei representa um grande avanço do movimento feminista e, em seu artigo no JORNAL A FOLHA DE S. PAULO, “reafirma a imperiosa necessidade da união de esforços entre todas as esferas e instâncias de poder e da sociedade para eliminar a violência entre nós” (trecho retirado do próprio jornal).
Para ler o artigo da Ministra Nilcéa Freire na integra, acesse o site: http://promotordejustica.blogspot.com/

Link so evento: http://www.patriciagalvao.org.br/novo2/seminarioamulhereamidia4.htm

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.