terça-feira, 16 de outubro de 2007

Momentos internáuticos

Com o boom da nossa tecnologia cada vez mais avançada, somos apresentados a cada dia às novidade da Internet como orkut, msn, skipe, blog, fotolog, dentre outros. Pensando nestes avanços, a estagiária do Sobrado Cultural (IMAC), Juliana Farias, traz um pouco mais de informações aos alunos, com uma aula sobre como criar um blog.

O blog hoje não é só um diário pessoal, mas também uma página institucional, divulgação de produtos e serviços, serve como página para trabalhos acadêmicos e debates, entre tantas outras coisas”, diz Juliana que logo em seguida mostrou o passo a passo de como é feito um blog, as atualizações, postagens de fotos, de vídeos, a inclusão de links e etc. Muitas perguntas foram levantas, inclusive sobre formatação, layouts e cores. Uma aula muito descontraída e bem proveitosa.

Os alunos da manhã e da tarde puderam conhecer um pouco mais das funcionalidades e até como ganhar dinheiro com o blog, que foi uma das dicas da palestrante.Foi criado inicialmente uma página com modelo simples facilitando o entendimento dos alunos com relação às funções do blog. Quando foram apresentados as ferramentas do Adsense, ficaram entusiasmados com a possibilidade de ganhar dinheiro através dos anuncios do portal Google que são colocados, após um cadastro, na página de seus blogs.

Juliana, mostrou ser uma blogueira de carteirinha e deu exemplos de alguns blogs criados por ela: https://www.mentesdiversas.blogspot.com, e o blog do Sobrado https://sobradocultural.blogspot.com, que também é regularmente atualizado por ela.

Divididos em grupos, os alunos foram incumbidos a criarem um blog cada turma e alimentarem suas páginas com temas das editorias sugeridas pelo professor Alexandre, tais como: Cultura, Economia, Violência, Cidade e Política.

A proposta da montagem de blogs paras as turmas foi a possibilidade dos alunos terem seus textos produzidos em sala de aula publicados para outras pessoas lerem, além das fotos feitas com pinhole e maquinas digitais. O Sobrado Cultural, ao formar esta oficina de blogs, tem como objetivo estimular os alunos a escrever mais sobre o que aprendem nas aulas, fotografar mais para aperfeiçoar as técnicas e, em consequência, estimular a leitura. Inclusive, os alunos podem, de forma empreendedora, transformar seus blogs em páginas mais personalizadas e criativas, criando logos, editorias e montando uma revista eletrônica.

Por enquanto os blogs ainda não têm postagens pois as produções começarão após os textos serem revisados em sala. Os nomes escolhidos para os blogs partiram da idéia de formar uma revista eletrônica personalizada, por isso, duas turmas escolheram nomes diferentes mas que são nomes caracterizados pela turma. Os links dos blogs são:

Blog Sobra de idéias da turma da manhã - www.sobradeideias.blogspot.com
Blog dos Inskizitos, da turma "Inskizita" da tarde - www.inskiziticespanoramicas.blogspot.com
Blog dos Tsurunidos, como o próprio nome diz, da turma da tarde: www.tsurunidos.blogspot.com
Blog Sequela Cultural da turma da manhã - www.sequelacultural.blogspot.com


Agora é com a hora dos alunos se empolgarem e escrever!

** Texto de Danielle Santos.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.