sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Jovens e sexualidade:

Informação sobre doenças sexualmente transmitidas vira tema
de palestra no Sobrado Cultural


A dificuldade que a sociedade tem de encarar que é fato o exercício da sexualidade pelos jovens é uma das grandes barreiras para a educação sexual deste público. A informação muitas vezes chega distorcida, outras vezes nem chega. No entanto, é importante tratar desse assunto delicado com naturalidade a fim de atrair o jovem para o debate consciente sobre a relação sexual e suas conseqüências.

Procurando envolver o jovem em questões de relevância social, o Sobrado Cultural ofereceu para os alunos do CSJ uma palestra sobre DST’s e métodos de prevenção. O jovem Mauro Lima, da ong CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde - veio bater um papo sobre vários mitos e verdades que surgem sobre sexo e as conseqüências de um ato sexual sem preservativo.

Um dos momentos mais discutidos foi a apresentação dos métodos de prevenção. Mauro mostrou as camisinhas masculina e feminina, além de ensinar a maneira correta de colocá-las, pois essa era uma das dúvidas dos alunos. “O único método para fazer sexo seguro é com o uso de preservativos” alerta o palestrante.

Os alunos se mostraram interessados com assunto, levantando questões sobre algumas doenças que não são tão comuns e as mais comuns também, dentre elas o HIV, HPV, câncer de colo do útero, cândida entre outras. A questão do homossexualismo também foi levantada por causa do preconceito que a maioria da sociedade tem em relação às diversas formas de relacionamento e de se ter prazer, inclusive no caso dos heterossexuais. “Prazer não tem regras. Por isso, pontos do corpo, uso de objetos eróticos, posições não devem ser motivo de preconceito mas de alternativas de sentir prazer” explica Mauro.

Os alunos no decorrer da apresentação escreveram algumas perguntas e, para preservar a identidade, não colocaram nomes.As questões foram respondidas por Mauro. Uma delas foi se havia possibilidade de se transmitir o HIV pelo beijo ou se isso era lenda. Mauro foi categórico e explicou que não havia como se transmitir o vírus nem por beijo e nem pelo ar, muito menos pelo contato físico. O uso de ambientes que uma mesma pessoa portadora do vírus usa não quer dizer nada. A outra pergunta foi sobre como pode acontecer o câncer de colo de útero. Mauro esclareceu que este tipo de câncer é causado pelo vírus HPV e que o uso de preservativos é fundamental para que a mulher não corra este risco.

A ong CEDAPS mandou amostras de camisinhas masculinas que foram distribuídas entre todos os alunos participantes no final da palestra. Nas conclusões, o aluno Alessandro mostrou sua opinião dizendo que “foi bacana e interessante porque todo mundo falou e perguntou várias coisas sem fugir do tema. (...) Os jovens têm que se conscientizar e ter mais responsabilidade e usar camisinha”. “Usar camisinha não é um ato de respeito ao próximo, mas de se respeitar” finalizou Mauro.


** Juliana Farias

Tecnologia do Blogger.