quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Caravana passa pelo Rio deixando idéias e a vontade de fazer um Brasil mais seguro

A apresentações dos projetos de segurança pública foram pontos de questionamentos dos participantes.


No último dia 04, da 4ª Caravana Comunidade Segura, trouxe para o debate deste ano um tema bastante importante: “O impacto da violência sobre crianças e jovens”. Muitas ONG’S estavam reunidas, alguns moradores e líderes de comunidades também estavam presentes. As autoridades convidadas não compareceram ao evento.

A palestra de abertura ficou a cargo de Clarissa Huguet, coordenadora do projeto COAV do Viva Rio. Clarissa mostrou a contradição constitucional na aprovação da redução da maioridade penal, além de expor a problemática da segurança pública deficiente e sem estratégias de inclusão social.

O Programa Nacional de Segurança Pública e com Cidadania foi apresentado pelo coordenador do programa, Zaqueu Teixeira. Este projeto é “destinado à prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando em suas raízes sócio-culturais, com políticas sociais por meio da integração entre União, estados e municípios” como dito no edital do programa. Zaqueu defende a união das instituições públicas para que haja uma maior movimentação de pessoas na promoção do bem-estar social.

A preocupação com a situação dos mais excluídos foi levantada pelo padre Renato que questionou a visão do projeto que é de uma política pública com cidadania, mas “a cidadania é para quem? Para todos? Nenhum projeto chega a todos e, muitas vezes, chega para os que não tem necessidades primárias. Os mais excluídos não sabem nem da existência desses projetos e como eles podem ser beneficiados com isso?” Zaqueu respondeu que a ajuda de ong’s neste momento será muito válida pois podem ajudar nas denúncias de aplicação incorreta do programa.

O debate durante a tarde foi recheado de idéias para o projeto, tais como:
1- A constante vigilância sobre o que se discute, aprova e reprova no Congresso Nacional afim de que realmente seja exercida a cidadania perante aos órgãos públicos. Esta ação, para gerar força, tem que ser divulgada e convidativa para o cidadão.
2- Parcerias entre instituições religiosas que atuam nas comunidades para que haja maior abrangência da discussão sobre determinadas ações do governo. O próximo encontro da Caravana ocorrerá no dia 09/10 e o Sobrado Cultural, estará lá, levando o apoio e novas idéias, pois acreditamos que a monitoração das políticas públicas, pressionando o Estado a desempenhar seu papel, é fundamental para que este projeto alcance o sucesso.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.