domingo, 15 de maio de 2011

Mais uma atividade por aqui.. Teatro e Educação Ambiental.


A realização de atividades culturais em comunidades agrícolas tem sido uma de nossas ações aqui na comunidade de Santo Antonio, vilarejo agrícola do Município de Bom Jardim.   Pensar a cultura como um direito de tod@s é ter necessariamente que conhecer e incorporar nestes espaços educativos de cultura a dinâmica destas comunidades.  A programação cultural do Sobrado Cultural Rural tem primado em construir processos que permitam o acesso a cultura, mas também a fruição e produção cultural, valorizando principalmente as manifestações locais.   Recebemos o grupo  teatral A CAIXA DE LUZ - INVENTANDO HISTÓRIAS com a peça O Mistério da Chapeuzinho Vermelho com os palhaços Zé Letrinha (Orleni Torres), Escolvado (Jô Correa) e Maria Sucatinha (Lilian Clécia).  Essa trupe veio de outro município aqui do interior do nosso estado. Vieram do Município de Carmo! Viva a Cultura! Estamos em todos os lugares. 

Chapeuzinho Vermelho cresceu, sua vovó mora agora na cidade. De tanto a menina trilhar os caminhos pelo meio da floresta para levar guloseimas e doces para sua avó, tornou-se Vigilante Ambiental e está de olho no que as pessoas fazem com o lixo. Ela trocou a capa vermelha, antiga, por um chapeuzinho de material reciclável e escolheu a cor amarela, por ser a sua preferida. Chapeuzinho Amarelo sofre por um grande mistério: quando vai dormir deixa tudo limpinho, faz campanha ambiental com os freqüentadores da floresta, distribui lixeirinhas, mas nada disso adianta, porque quando acorda, percebe que tudo está sujo e o lixo revirado.

Os palhaços de Inventópolis então, intervem, para ajudar Chapeuzinho a solucionar seu mistério. Chapeuzinho desconfia do Lobo Guará Guaraná, antigo inimigo dela e de sua vovó, mas na verdade este apenas foge do malvado Rolhão, o Caçador, que quer a todo custo pegar o Lobo. Após duas tentativas de pegar o Lobo com uma armadilha (primeiro com Biscoitinhos Amanteigados, depois com Cachorro Quente e Guaraná), erra o alvo e acaba aprisionando com sua poderosa rede o Caçador, que é de fato quem deixa toda a floresta imunda, prende os passarinhos, mata os bichos em extinção e polui o rio. Chapeuzinho descobre então, que o Lobo Guará Guaraná é um forte aliado na luta a favor da Reciclagem e percebe que é o Homem o grande agente de todo desastre ambiental. No final Chapeuzinho Amarelo e o Lobo convencem Rolhão a fazer parte, junto com eles, do Batalhão da Floresta.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.