quarta-feira, 21 de setembro de 2011



O Município de Bom Jardim, município agrícola, situado no interior do Estado do Rio de Janiero, realizou no dia 16 de Setembro de 2011, a 1ª Conferência Municipal de Juventude, contando com a participação de mais de 100 jovens, oriundos de diferentes Distritos, a saber: Bom Jardim, São José e Barra Alegre.
A Conferência aconteceu no Distrito de Barra Alegre, no Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz (CELOS), organizada pelo Instituto Imagem e Cidadania, ponto de cultura rural, situado em Santo Antônio, em parceria com a Oficina Escola As Mãos de Luz, Associação Cultural Barra Alegre e Cineclube Professor Assuramaya.  A Prefeitura de Bom Jardim, através da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, apoiou a realização da etapa municipal, contribuindo com a divulgação, disponibilizando estrutura para o transporte e doando cestas básicas para o almoço e lanche. Sinalizando a abertura de um diálogo importante do poder público com os e as jovens Bom-Jardinenses. Também contamos com o apoio da Padaria Nonna Carmela que disponibilizou o lanche.
            Na I Conferência Municipal foi realizada uma pesquisa junto aos jovens para traçar um perfil da juventude bom-jardinense.  Esse material que está sendo sistematizado contribuirá para analisar a situação juvenil no município, direitos garantidos e violados, acesso a bens culturais e educacionais, esporte e lazer, entre outros. A Mesa de Abertura contou com a presença de representantes das entidades integrantes da comissão organizadora, Mabel Caldas da Associação Cultural Barra Alegre e Cineclube Professor Assuramaya e Luiza Borba da Oficina Escola As Mãos de Luz, da Diretora do CELOS, Denise Guinancio, da Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, do representante da EMATER, Mauricio Latini e da Conselheira Nacional de Juventude, Marjorie Botelho, integrante do Instituto de Imagem e Cidadania.
Durante a Conferência os e as jovens participaram de Grupos de Trabalho (Cultura e Comunicação, Educação, Emprego e Renda, Meio Ambiente, Saúde, Esporte e Lazer) para elaborarem propostas para a construção do documento chamado “Agenda Jovem Bom Jardinense” que será entregue a Prefeitura de Bom Jardim.   Os participantes também foram responsáveis por votarem cinco propostas, para serem levadas à Conferência Estadual de Juventude e defendidas pelos delegados eleitos em plenária, juntamente com um delegado indicado pelo poder público. Estiveram presentes colaborando com a facilitação dos grupos de trabalho, as organizações da comissão organizadora municipal e também, o Claudio Paolino representante da Comissão Nacional de Pontos de Cultura, a Lia Caldas, Secretária Executiva do Conselho Consultivo da APA Macaé de Cima, a Mairize Souza do Cineclube Lumiar e representantes da equipe do Pró-Jovem.
Vários conteúdos foram abordados durante os grupos de trabalho, tais como: centralização de bens culturais e acesso a cultura, cursos técnicos e universidades públicas com cursos que atendam as demandas da região, melhoria e ampliação dos meios de comunicação (com especial atenção ao sinal de celular, criação de rádio, TV e jornal comunitário), projeto escola aberta, entre outros.
Na plenária final, contamos com a participação do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jackson Aguiar, que acompanhou o processo de eleição das duas jovens, Maria Estefani Amaral, moradora de área rural e Jayane Souza,  que estarão representando à juventude bom jardinense na Conferência Estadual de Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro. Raissa Rosa e Matheus Frez foram eleitos como suplentes, caso haja alguma impossibilidade de participação das titulares. A caminho da etapa estadual, os representantes municipais estarão levando consigo a cara do e da jovem bom jardinense, suas demandas e propostas, traçando um caminho de maior autonomia e responsabilidade para a juventude do nosso Município
O momento mais importante da Conferência foi à criação de uma comissão pró-conselho constituída por 20 jovens, a saber: Ana Carolina Pereira, Artur Martins, Catia Pinheiro, Danielle Rodas, Deborah Santos, Daniele Marqui, Gabrielle Medeiros, Jayane Souza,  Luiz Claudio Andrade, Luana Oliveira, Luara Correa, Maria Estefani Amaral, Matheus Frez, Nicole Klein, Natalia Gomes, Raissa Rosa, Raphael Martins, Tais Barcelos, Theferson Souza e Weverton  Santos.  Os resultados da 1ª. Conferência Municipal da Juventude Bom Jardinense revelam a importância da garantia da participação juvenil na tomada de decisões acerca das políticas públicas de juventude do seu Município e do Brasil.


0 comentários:

Loading...
Tecnologia do Blogger.