quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Viramos Pontão de Cultura Agente Escola Viva

O Ministério da Cultura divulgou o resultado da seleção dos 80 Pontões de Cultura e entre os contemplados está o Projeto Pontão de Cultura Agente Escola Viva do Instituto de Imagem e Cidadania em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude.
O Pontão de Cultura Agente Escola Viva surge com o propósito de contribuir para o fortalecimento e valorização da ação Bolsa Agente Escola Viva 2009, iniciativa da SCC/MinC que tem por finalidade apoiar Pontos de Cultura que realizam projeto pedagógico de caráter cultural em parceria com escolas públicas de nível fundamental e/ou médio e com organizações estudantis. Valorizando assim a triangulação entre Ponto de Cultura, Estudantes e Professores.
Os 100 Pontos de Cultura serão os responsáveis pela gestão do projeto, em parceria com uma escola e com uma organização estudantil. A iniciativa envolverá 1 (um) representante do Ponto de Cultura para o acompanhamento do projeto, 1 (um) professor responsável pela coordenação do projeto na escola e 3 estudantes selecionados por um coletivo, com idade superior a 16 (dezesseis) anos, matriculados e frequentando regularmente a escola.
Os três alunos/as serão os responsáveis por registrar, sistematizar e compartilhar as experiências de pesquisa da memória da comunidade e incentivar e fomentar ações socioculturais que priorizem as lutas pela melhoria da qualidade do ensino em vídeos, fotos e outros meios que possam ser divulgados. 
Os/as estudantes devem estar envolvidos em alguma organização estudantil, ou seja, coletivos de uma determinada escola que se reúnem em função de alguma causa, temática ou objetivos afins. O objetivo da Bolsa Agente Escola Viva 2009 é provocar o debate a respeito de um sistema educacional de melhor qualidade, laico e gratuito, buscando integrar cultura e educação, sem subordinação entre os aspectos cognitivos e afetivos com vistas a garantir que o trabalho cultural seja realizado como uma forma de afirmação das diversidades locais e da identidade nacional, integradas à educação emancipatória.
O projeto desenvolverá ações de capacitação e articulação dos (as) Agente Escola Viva e realizará a divulgação e difusão dos produtos culturais produzidos pelos/as Agente Escola Viva.  Através destas ações visa fortalecer o papel dos/as jovens, promovendo espaços que permitam refletir coletivamente sobre as ações em curso, ampliando o conhecimento acerca de temáticas relacionadas à educação emancipatória, gestão compartilhada, uso da memória, linguagens audiovisuais e políticas públicas de juventude.
O Pontão de Cultura Agente Escola Viva, enquanto proposta de articulação, capacitação e fortalecimento das ações integrante do edital Bolsa Agente Escola Viva, além de aproximar as iniciativas participantes para promover a troca de experiências entre elas, também pretende dar maior visibilidade para as ações desenvolvidas e contribuir para o fortalecimento, empoderamento e valorização de grupos organizados juvenis.
A iniciativa tem grande potencial para se constituir como um campo de investigação sobre educação, juventude e cultura e, consequentemente no campo da construção de políticas culturais públicas de educação voltadas para o segmento juvenil.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.