Vista Panorâmica

Essa é a região em que atuamos.

Postagem Relevante 2

Esse é o texto da postagem relevante 2. Aqui vai a descrição.

Postagem Relevante 3

Esse é o texto da postagem relevante 3. Aqui vai a descrição.

Postagem Relevante 4

Esse é o texto da postagem relevante 4. Aqui vai a descrição.

Postagem Relevante 5

Esse é o texto da postagem relevante 5. Aqui vai a descrição.

domingo, 26 de junho de 2011

Valorizando as manifestações populares


Convidamos o educador popular Saquarema, alagoano, contador de história e músico para estar conosco durante algumas atividades voltadas para a valorização das manifestações populares. Neste primeiro encontro brincamos com o pau-de-fita, dança de origem portuguesa que se caracteriza pelo trançar e destrançar de fitas presas a um mastro central com cerca de três metros de altura. Metade das fitas é manipulada por homens e a outra metade por mulheres, que em diferentes passos de danças circulares vão formando tramados coloridos.
No Brasil, esta dança, é encontrada em vários estados, fazendo parte do repertório de grupos folclóricos de várias etnias. Existe ainda em várias comemorações, como nas Festas do Rosário em Minas Gerais, onde os caboclinhos desenvolvem a coreografia, no bumba-meu-boi nordestino, com o nome de folguedo-da-trança, e nas festas do Divino, no Estado de São Paulo, com o nome de dança das fitas.  As crianças se divertiram com o pau de fita e aguardam ansiosos o próximo encontro

sábado, 11 de junho de 2011

Ponto de Cultura Rural recebe escola agrícola da região


Fizemos uma parceria com a Escola Municipalizada Vieira Batista localizada em Palmeirinha/Santo Antonio para contribuir com a ampliação do universo cultural dos adolescentes e jovens da região.  Esse dia foi muito especial! Tivemos contação de história com Claudio Paolino que contou através de dobraduras uma linda história que finalizou com vários passarinhos.  Cada participante escreveu no seu pássaro um recado para o ponto de cultura.  Os recados encheram de emoção toda a equipe e confirmaram a importância de políticas públicas culturais para a população rural.
Também tivemos a participação especial do Ponto de Cultura Tesouros da Terra do povo do Mãos de Luz de Lumiar.  Maria Cristina, Maria Luiza e Carol estiveram compartilhando algumas histórias dos povos indígenas, saudando o sol e o planeta, fazendo cirandas... saímos todos felizes.  Quem quiser pode conferir as fotos no facebook Ponto de Cultura Rural.

Tecnologia do Blogger.