Vista Panorâmica

Essa é a região em que atuamos.

Postagem Relevante 2

Esse é o texto da postagem relevante 2. Aqui vai a descrição.

Postagem Relevante 3

Esse é o texto da postagem relevante 3. Aqui vai a descrição.

Postagem Relevante 4

Esse é o texto da postagem relevante 4. Aqui vai a descrição.

Postagem Relevante 5

Esse é o texto da postagem relevante 5. Aqui vai a descrição.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Histórias do Mestre Toninho

Em 2009 nos tornamos integrantes da ação griô conforme matéria anterior. Nossa ação visa valorizar a vida daquele que trabalha para que possamos nos alimentar. O agricultor, bem como as mulheres, agricultoras, são pessoas que dedicam sua vida a terra. E por isso conhecem as entranhas da terra. Entendem o seu ciclo natural.


Aqui em Santo Antonio, um pequeno vilarejo do Município de Bom Jardim, nós temos muitos mestres. Mestres que detêm um conhecimento profundo da natureza. O Mestre Toninho, nascido e criado nestas terras, tem compartilhado suas histórias conosco. Histórias do tempo de menino, de um menino que começou a trabalhar na roça desde os sete anos.

Seus pais, também nasceram em Santo Antonio. Duas pessoas lindas de se conhecer. Duas histórias cheias de alegria e de tristeza. Estão casados há 61 anos e tiveram onze filhos que educaram com muito afinco. Imaginem como era esse vilarejo em 1940! Como foi uma batalha criar e sustentar essa moçada. Atualmente Santo Antonio tem cerca de 120 famílias, com acesso ainda precário para locomoção, com umas quatro mercearias, duas igrejas, nenhuma farmácia. Ah! Recentemente chegou o correio. Na época que a família Malfort criava essa turma toda tudo era mais difícil, mas isso não impediu que fossem felizes.

Para valorizar mais e mais essas histórias de gente da terra a galera da ação griô, Marjorie Botelho, griô aprendiz; Claudio Paolino e Alex Merlino, griôs de Tradição Oral e o Mestre Toninho começaram uma caminhada. Caminhada que posteriormente vai virar um documentário da trilha griô do nosso mestre. E quem sabe não vira a nossa trilha griô, porque de fato essa gente tem muito para contar e nós com certeza muito para aprender e trocar.

Confira alguns dos belos momentos que tivemos no primeiro dia de filmagem. A recepção da Dona Odete e do Seu João Malfort foi mágico. Depois de muito papo ainda tivemos a oportunidade de apreciar a comida caseira de Dona Odete.

Tecnologia do Blogger.