Vista Panorâmica

Essa é a região em que atuamos.

Postagem Relevante 2

Esse é o texto da postagem relevante 2. Aqui vai a descrição.

Postagem Relevante 3

Esse é o texto da postagem relevante 3. Aqui vai a descrição.

Postagem Relevante 4

Esse é o texto da postagem relevante 4. Aqui vai a descrição.

Postagem Relevante 5

Esse é o texto da postagem relevante 5. Aqui vai a descrição.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Dia Mundial contra Aids! Faça sua parte!

Nesta quarta-feira tivemos no Sobrado Cultural uma discuissão muito legal entre os jovens sobre a Homofobia, sobre o respeito com o próximo e o projeto de lei que está em debate no Senado para que a Homofobia seja encarada pela Justiça como crime.

Cerca de 66% de gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais já sofreram algum tipo de agressão, seja ela física ou verbal, que acontecem nas escolas, em casa, no trabalho, nas ruas e em locais de lazer. [Fonte: Grupo Arco-Íris]

Nós do Sobrado Cultural acreditamos que este tipo de debate é fundamental para o jovem de hoje repensar conceitos de igualdade de direitos para todos. Inclusive refletir sobre o respeito entre os cidadãos.

Além deste tema, foi abordado o uso da caminisinha e a aids entre os jovens, independente de sua orientação sexual.

Várias colocações foram feitas pelos alunos, mas o mais importante que não podemos esquecer é o uso imprescindível da camisinha!

Se proteger é um ato de respeito não só com você mais com seu parceiro(a).

Amanhã é dia Mundial contra a Aids!

Lembre-se de refletir sobre este tema e discutir com seus colegas!

sábado, 24 de novembro de 2007

Alunos do Imac vão ao teatro convidados pela atriz Leticia Spiller

Como proposta pedagógica, o Imac - Sobrado Cultural incentiva os jovens a buscarem sempre o acesso a cultura através dos dispositivos que existem na cidade como bibliotecas públicas, museus, centros culturais etc. Além de incentivarem a escrita fazendo relatórios sobre os eventos.

Em uma dessas atividades, onze jovens visitaram o Jardim Botânico e tiveram uma surpresa durante a visitação. A atriz Leticia Spiller estava na entrada do Jardim e os alunos aproveitaram para pedir autógrafo. A atriz recebeu os alunos com gentileza e conversaram sobre o curso que realizam no Imac. Segundo os alunos, a atriz se mostrou interessada pelo projeto e os convidou para irem a peça “Isadora Ducan”, na qual ela é a atriz principal.

“Ela até brincou porque nos deu treze convites para nos dar sorte” conta Renata Martins que se sentiu tão surpresa quanto os outros colegas que estavam presentes. Após este dia, os alunos se organizaram para prestigiar a atriz no dia 20 de setembro no teatro da Gávea. Após a peça, os jovens esperaram para tentar agradecer a atriz Leticia Spiller e tiveram uma outra surpresa. “Ela lembrou da gente no teatro dizendo que era o pessoal do Jardim Botânico” comenta a aluna Keiny Silva.

A peça leva o nome da bailarina de dança moderna que criava suas coreografias inspiradas na arte clássica grega. Um mulher moderna que lutou pelos direitos da mulher na virada do século XX. Com direção de Bibi Ferreira, tem no elenco nomes como Oscar Magrini e Anselmo Vasconcellos.

Além dos alunos, foram também a professora de teatro do Imac Flavia Fafiães, a estagiária de fotografia Josy Almeida e o auxiliar administrativo Jackson Freitas. Os jovens se sentiram lisonjeados com o convite que, segundo o jovem Wiliam Santos, o ingresso para teatro não é tão barato e “receber um convite para uma peça tão legal foi um incentivo a mais para ir ao teatro” diz.

O Sobrado Cultural acredita que o incentivo à cultura é fundamental para a boa formação dos jovens além de ser um incentivo à busca do conhecimento. Foi uma ótima oportunidade proporcionada pela atriz e que os alunos com certeza se sentiram muito felizes.

--- este texto foi publicado pelo site do Consórcio.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Cineclube do Sobrado com filme do Selton Mello

CINECLUBE SOBRADO CULTURAL apresenta:


"Quando o tempo cair" de Selton Mello [15 minutos]

Sinopse:
Ivan é um homem aposentado. Mauro, seu filho, perde o emprego e está em depressão. Beto, o netinho, é uma criança alheia aos problemas financeiros de sua família. Os três moram num pequeno apartamento de um humilde conjunto habitacional. Ivan resolve retornar ao mercado de trabalho, mas infelizmente os tempos são outros. Unidos pelo amor e divididos por pensamentos e atitudes próprios de cada geração, sua única certeza é que estarão juntos na batalha pela sobrevivência.

Acontecerá na Sexta-feira, dia 30/11/07, às 10h e 16h

Entrada Franca

A sessão de 16 horas será seguida de debate com o produtor Adriano Lírio e com o ator Jorge Loredo.


Apareçam!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Como foi o Festival



A galera do Sobrado pode curtir no dia 09/11 o Festival Internacional de Aniamção que rolou de manhã e de tarde no nosso Cineclube.

Os filmes eram bem interessantes e tinham histórias contadas com Cordel, histórias falando de amor, de aventuras... enfim, o pessoal aplaudiu e se emocionou com os curtas exibidos.

Como uma forma de entreter os jovens, realizamos uma atividade usando um brinquedo simples de animação chamado "Taumatrópico". É um dico com um barbate nas extremidades e um desenho em cada face. Conforme você gira com o barbante o disco, os desenhos se sobrepoem. O pessoal fez vários desenhos. O Alexandre conduziu a brincadeira com o pessoal e foi muito divertido.




Esperamos contar com o pessoal para mais atividades até o final do ano!!

[ O Cineclube do Sobrado Cultural é filiado à Ascine ]

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

FESTIVAL INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO 2007

Esta sexta-feira teremos no Sobrado Cultural o FESTIVAL INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO 2007.

Serão diversos filmes que passarão lá no Cineclube do Sobrado dia 09/11, às 10h e às 14h.

A galera do núcleo de vídeo fará a exibição!

Entrada franca! Estão todos convidados!

Exposição CULTURAS POPULARES no Sesc Tijuca hoje

O Sobrado Cultural em parceria com o Sesc Tijuca promove hoje a exposição de fotografias Culturas Populares.

A exposição visa valorizar a cultura e a memória do país como forma de preservar a identidade sócio-cultural dos brasileiros.

As fotos foram produzidas por colaboradores do Sobrado e estarão somente hoje no Sesc Tijuca, Rua Barão de Mesquita 539 Tijuca.

Apareça por lá!

o/

terça-feira, 6 de novembro de 2007

E mais uma jovem no mercado de trabalho!

E não é que o nosso amigo Rafael Simplício conseguiu um estágio?

Hoje, ele compareceu ao Sobrado para comunicar que conseguiu e que, por isso, terá de sair do curso. Mas antes de ir embora, ele bateu um papinho conosco. Leia a nossa conversa:

Blog: Como foi a entrevista que você fez pelo Sobrado para a Deplá?

Rafael: Tinha muita gente e foi muito complicado. A avaliadora viu meu currículo e ouviu a minha característica mais forte. Depois pediu para que eu aguardasse o contato, mas até agora nada. Essa segunda entrevista que eu consegui passar não foi pelo Sobrado, foi uma oportunidade que apareceu lá no Colégio. Achei mais difícil. Demorou 3h30minutos e ainda teve redação com o tema “Por que quero este estágio?”. Na quinta-feira, dia 01/11, eles me ligaram e dizendo que eu consegui passar.

Blog: As aulas no Sobrado ajudaram você de que forma?

Rafael: Ajudaram muito por causa do nervosismo e por eu ter achado muito complicada. As aulas da professora Flávia que fala sobre a postura, as do professor Ale que a gente sempre faz simulação de entrevista de emprego. Nossa! Tudo isso me ajudou muito!

Blog: E qual é a empresa contratante?

Rafael: Easycob, uma empresa de Telemarketing.

Blog: O que você leva do Sobrado?

Rafael: Saudades das aulas e o aprendizado.

Blog: E qual a mensagem que você deixa para o pessoal?

Rafael: Toda a equipe do Sobrado Cultural está de parabéns! O Sobrado foi para mim um lugar magnífico. Não me esquecerei de nenhum momento que passei no “Sobradinho”, como eu costumava dizer. Estou deixando o Sobrado com muitas saudades e ao mesmo tempo satisfeito por ter feito parte dele. Obrigada.

~~

Nós do Sobrado Cultural sempre ficamos muito felizes quando vemos nossos jovens trilhando caminhos bons e prósperos, mas sempre dá aquela pontinha de saudade.

E é assim que queremos ver os nossos jovens, sempre procurando o caminho certo, realizando seus sonhos para um futuro melhor.

Rafael, toda a sorte do mundo para você e que você tenha uma carreira brilhante dentro daquilo que você escolher. E não esqueça da gente! Mantenha contato e venha nos visitar sempre!

Boa sorte!

domingo, 4 de novembro de 2007

Abertura do Fórum Social da Juventude do Mercosul

O Fórum Social da Juventude está acontecendo em Santa Catarina, na praia de Canasvieiras.
Duas representantes do Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro e do Imac Sobrado Cultural estão lá. São elas: Beatriz Furtado e Josy Almeida.

Em breve, notícias do fórum e fotos.
---
02 de novembro de 2007

Abertura do Fórum Social da Juventude do Mercosul

Após muito trabalho e algumas dificuldades, a previsão do tempo que é de chuva para todo o feriado, o FSJM se deslocou para o Ilha Shopping onde teve abertura oficial na manhã desta sexta-feira. Estiveram presentes representantes da UCE, UJS, FETIESC, MST, Movimento Negro do Brasil, LBV, representante do Ministério da Cultura, Rozana Dalsasso, representante do Ministério do Meio Ambiente, também o Deputado Pedro Uczai e o Deputado Sérgio Grando. O evento tem importância Latino-americana com o objetivo de globalizar políticas públicas para a juventude.

As palestras iniciaram nessa manhã com Deputado Sérgio Grando(PPS), Tiago Andrino (UJS), Clarissa (UCE) sobre Educação e Inclusão Social. Outro debate importante sobre geração de trabalho e renda e economia solidária com André Ruas, economista do Centro Cultural Escrava Anastácia, Antonio Colangelo do Movimento de Cooperação Educacional da Itália, debate sobre Meio Ambiente com o Dr. Gilney Viana, Dr. em Geogafia da UFSC Luiz Otávio Cabral e o representente do Ministério do Meio Ambiente Geraldo de Abreu.

Agora a tarde os debates serão sobre Educação, Comunicação e Cultura, Juventude Negra e indígena, Meio Ambeinte e Soluções Locais acontecem a partir das 14 horas. Os debatedores serão o Senador Cristovam Buarque (PDT), Rozana Dalsasso do Ministério da Cultura, Adilton de Paula FETIESC, Bruno Barbosa do IBAMA, Kim Zak, do Grupo Nação Hip Hop e Tiago Alves do UNE/CUCA.

Nina Rosa Borba
Jorge Júnior
[Assessoria do Fórum]

Texto extraído: www.forumsocialdajuventude.com.br

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Nossa visita ao Museu da Maré

Hoje, Francine (estagiária de Sociologia) e eu visitamos o Museu da Maré, no complexo da Maré, Rio de Janeiro, para conhecer o espaço e conversar com os coordenadores dessa iniciativa tão interessante.



A Maré antigamente era uma comunidade de palafitas - toda aquela região era água e foi aterrada (muitas partes da região) pelos próprios moradores. Como em qualquer ocupação, muitas vezes foram expulsos, as palafitas derrubadas, mas as famílias persistiram.



A criação do Centro de Cultura partiu da idéia de formar um Ponto de memória dos moradores, resgatando o passado ora sofrido, por vezes feliz daqueles que moravam por lá. Porém, para que isso acontecesse, os moradores mais antigos tinham que participar da construção. E participaram!

Muitos dos objetos que estão no Museu hoje, incluindo fotos, documentos, brinquedos, quadros entre outros, foram doações dos moradores, o que tornou o lugar mais atrativo para os próprios habitantes da Maré. Segundo a coordenação do Museu, muitas crianças comparecem ao local, escolas da região visitam com frequência, estudantes universitários e, depois que se tornou Ponto de Cultura reconhecido pela Minc - Ministério da Cultura, muitos turistas também visitam com regularidade. O acervo do Museu também é exposto em outros lugares como escolas e outros museus da cidade.



O Museu da Maré, além de ser muito convidativo, é um lugar onde você consegue perceber melhor o que é a Maré, pois transcende a violência que normalmente é vinculada aos noticiários do cotidiano. Muitas fotos que retratam a Maré em 1978 e outras tiradas por Evandro Teixeira compõem a exposição. Mas o que mais chama atenção é a casa de palafita montada no centro do galpão do Museu da Maré. Todo em cor azul e por dentro cor de rosa e mobiliado, é simplesmente o objetoo mais interessante. A água, o aterro, os brinquedos, a folia, os barracos, o medo, o futuro retrados de maneira simples que instiga, que emociona.





Em um outro galpão, de frente ao Museu, fica a confecção da Marias Maré - mulheres que produzem bolsas com as fotos do acervo do Museu e vendem. Com elas não foi possível conversar pois o horário delas já havia terminado.



A visitação terminou num bate papo que aconteceu na administração do Centro de Cultura e foi conversado sobre o projeto Brasil Memória em Rede, o qual o Imac Sobrado Cultural é pólo no Rio de Janeiro e articula com outras instituições para participar da Rede também. (Informações no Blog do Memória em Rede que a Francine escreve - vide links).

O projeto Memória em Rede é coordenado por um conjunto de organizações e o Museu da Pessoa faz parte do executivo. Tem como finalidade o resgate da memória de todas as formas (foto, vídeo, depoimentos...), do nosso país trazendo histórias desconhecidas, conhecidas só pela região, conhecida mas com visões de outros ângulos e propor políticas públicas com base na história das comunidades.

O Museu da Maré foi convidado a participar do BMR por ter o objetivo principal de sua existência uma síntese do que o Memória em Rede propõe. Será uma grande troca de idéias e conhecimento a participação do pessoal de lá.


Desde já agradecemos a recepção dos coordenadores e do pessoal todo de lá que foram muito simpáticos. Pretendemos voltar lá e levar nossos jovens para conhecer o espaço e com certeza, firmar uma parceria bacana com eles.

Um dado curioso!
>> O Centro de Cultura da Maré foi inaugurado dia 08 de maio de 2006, mesma data que o Sobrado nasceu, porém em anos diferentes.

Endereço: Casa de Cultura da Maré - Av. Guilherme Maxwell, 26 – Maré (em frente ao SESI). Telefone: (21) 3868-6748. Como chegar: Av. Brasil, sentido Zona Oeste, entrar na primeira rua após os quartéis da Aeronáutica e do Exército.

Fotos: Juliana Farias

Tecnologia do Blogger.